Direito de Família na Mídia
Palestra, sessão de cinema, debates estão entre as atividades
22/11/2017 Fonte: Jornal da Orla
A partir da próxima segunda-feira (27), a VI Semana da Diversidade Sexual - Cidadania LGBT contará com diversas ações na Cidade que se estenderão até o dia 3 de dezembro.
O evento é organizado pela Comissão Municipal de Diversidade Sexual, com apoio da Secretaria de Relações Institucionais, e tem o objetivo de incentivar a discussão sobre o tema em esferas da sociedade e do poder público.
Abrindo a semana, segunda-feira (27), na OAB em Santos (Praça José Bonifácio, 55, Centro), a partir das 19h haverá palestra com Patrícia Gorisch, presidente nacional da Comissão de Direito Homoafetivo do Instituto Brasileiro de Direito de Família, com o tema: Cura Gay, um passo para o retrocesso. Proibir homossexuais e bissexuais de doarem sangue é inconstitucional?. Depois, ocorrerá a palestra de Marcia de Oliveira Faria com o tema Transfobia nossa de cada dia.
Já no dia 28, às 19h, no Café Teatro Rolidei, que fica no Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), será promovido cine debate com o filme Meninos não choram, com classificação indicativa para maiores de 18 anos. A conversa será conduzida por Diogo Almeida e Thomaz Oliveira, youtubers transexuais responsáveis pelo canal Cavalos Marinhos.
UNIFESP
Nos dias 29 e 30 de novembro as atividades acontecerão nos polos da Unifesp em Santos. No primeiro dia, haverá ciclo de palestras e debates. A primeira inicia às 10h, no auditório (Rua Carvalho de Mendonça, 144, Vila Belmiro), sobre o Processo de implantação do Ambulatório Trans da Universidade, o qual já existe em São Paulo, como também sobre as demandas de saúde e garantia desses direitos para a população trans.
Às 14h30, no campus da Vila Mathias (Rua Silva Jardim, 136), será a vez de um debate sobre Educação e Direitos de Pessoas LGBT nas Universidades: a permanência estudantil em questão, quando os participantes terão a oportunidade de expor suas experiências pessoais. E às 17h30, no mesmo local, haverá debate sobre o Direitos de Pessoas LGBT e projeto de escola sem partido: desafios para a educação.
Já no dia 30, no mesmo campus, a partir das 9h, acontecerá palestra com o tema Corpos abjetos: A vida que não deve ser vivida. A Constituição Histórica do Sujeito Transsexual – Família, Escola e Sociedade. Já às 10h30, uma mesa redonda tratará o tema Invenções da Identidade de Gênero: Da Grécia Antiga à Contemporaneidade Drag. As atividades finalizam com uma exposição de Photo-Voice (Foto Voz) sobre Violência Sexual e de Gênero, que ficará aberta ao público no saguão do campus da Vila Mathias durante toda a Semana.
Sarau da Diversidade
A partir de dezembro, as atividades prometem animar o público além da proposta de conscientizar. No dia 1º, a partir das 20h, haverá o Sarau da Diversidade com apresentação de canções que contemplem a multiplicidade das formas de amar. Esta atividade acontecerá na Concha Acústica.
No dia 2, às 13h, será oferecido à população LGBT, em especial travestis, o Transbeauty Day, ou seja, uma tarde de beleza. No local, também haverá plantão de atendimento jurídico e orientação sobre retificação de prenome civil com advogados da OAB de Santos. Além disso, haverá consulta terapêutica individual com psicóloga e confecção do cartão SUS com nome social.
Nesse mesmo dia, às 16h, acontecerá o Campeonato Interdrag de Gaymada, um misto de performance, ação lúdica e manifesto. A ideia é criar um espaço de convivência e diversidade através do tradicional jogo de queimada.
Finalizando a Semana, no dia 3, haverá a Caminhada Histórica LGBT. A ação, que será aberta ao público, está prevista para começar às 10h e terá saída ao lado do Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº, Valongo). Terminará na Rua XV de Novembro (esquina com a Rua do Comércio), às 12h, com a Festa Rainbow, que contará com a participação do cantor e performer Silvino.